terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Arte Rupestre e Sombras Chinesas

Arte Rupestre


A Arte Rupestre são pinturas e gravuras que estão representados nas paredes das grutas, ou no exterior, em vastos conjuntos rochosos, que podemos encontrar figuras de animais como: 
  • mamutes;
  • cabritos- monteses;
  • cavalos;
  • touros.
 Aparecem também figuras humanas de forma esquemática ou simplesmente mãos ou outros sinais. As cores que eles utilizavam para essas pinturas eram obtidas através da utilização de substâncias minerais (ocre e carvão) e vegetais, misturadas com gordura de animal.
Podemos encontrar em França, nas grutas Lascaux; em Espanha, nas grutas de Atlamira e em Portugal, em Vila Nova de Foz Côa.





Sombras Chinesas


As sombras Chinesas vieram de origem nos países orientais, cujos principais motivos representados eram: religião, sátira, lenda e história. Nos  países ocidentais da Europa as sombras chinesas tiveram a sua grande divulgação no séc. XIX, em que eram  conhecidas em França desde 1770. Neste país, vários animadores de rua que tinham como sombra chinesa a base do seu trabalho. O primeiro teatro de sombras fixo, surgiu em Versailles (França), e foi criado por D.Séraphin.


O seu percurso foi de tal forma vinculativo
que, hoje, o teatro  de sombras, passou a ser uma  “ferramenta” peculiar para narrar histórias, sendo utilizada entre os adultos, mas é entre as crianças que este  tipo de teatro se impõe, assumindo-se como uma forma de entretenimento e como instrumento didáctico/pedagógico.